Tiny Book

13/08/2012

Resenha: Percy Jackson e os Olimpianos- O Ladrão de Raios do autor Rick Riordan


Percy Jackson e os Olimpianos- O Ladrão de Raios do autor Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano de lançamento: 2005
Páginas: 385

Sinopse do livro: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Minha Critica: Uma busca para provar... Mas, provar o que?
É incrível como o mito grego, transforma os deuses em imagens perfeitas dos próprios seres humanos. E o que nos diferencia deles; Poderes, riquezas, orgulho, inteligência, imortalidade? Pode até ser! Mas, os deuses possuem muito mais coisas pra invejar o homem do que o contrário. Nascemos já conscientes das nossas limitações, e é isso que nos motiva a querer escrever o nosso nome de um jeito magnífico na história, para assim sermos lembrados, para sermos "imortais, para sermos Heróis.

O que torna Percy Jackson um candidato a ser herói, não é apenas o fato dele ser um filho de Poseidon. Mas, a sua grande necessidade de provar a todos ao seu redor, e a sí mesmo, que ele tem algo de muito importante a realizar, que ele é um predestinado. Nessa busca em tentar provar valores, inocência e sobretudo em livrar o mundo de um apocalipse, é que Percy Jackson consegue ser um mortal diferente, um homem capaz de desafiar deuses e tocar na ferida mais doida de um ser supremo: A capacidade do homem em se entregar de corpo em alma, em uma busca para realizar um sonho, um objetivo. Os deuses não possuem essa capacidade, pois o orgulho os impede de serem iguais aquilo que criaram, que dominam e que tratam como joguetes de uma luta eterna.

Percy Jackson é a imagem do homem em busca de um reconhecimento fora do comum, que tem um destino que o leva a fazer tarefas hercúleas, e que faz de sentimentos como: amor, amizade, fé, e confiança um trunfo importantíssimo em sua luta.

Com referências sensacionais a mitologia grega, um forte apelo a potencialização americana, olhar crítico a poluição ambiental causada pelo homem, e licenças poéticas sensacionais, Percy Jackson veio pra ficar com sua originalidade e potência. 

Só resta ler, e esperar que o Cronus torne Percy naquilo que ele nasceu pra ser: Guerreiro, Herói... Lenda! 
                                                                                                                            -Deborah/Deby

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para expressar sua opinião sobre o post acima, mas evite cometer ataques pessoais; e não use esse canal para degredir alguém.

Leitoras Compulsivas
Ler é o que importa...